Imposto de Renda 2023: Entenda o que é e quem deve declarar esse ano

A temporada de declaração do Imposto de Renda de 2023 começou. Confira o calendário, prazos e saiba se você está enquadrado para a declaração deste ano.

Todos os anos, milhões de brasileiros precisam informar à Receita Federal toda a renda, bens e investimentos que acumularam ao longo dos 12 meses do ano anterior. E para quem é autônomo e deseja realizar o sonho da casa própria, a declaração do IR é um documento que precisa estar atualizado para sua análise ser aprovada.

O Imposto sobre a Renda (IR) é um tributo federal que incide sobre os rendimentos de pessoas físicas e pessoas jurídicas, desde que impliquem em acréscimo no patrimônio dos contribuintes. É o caso dos salários e ganhos com aplicações financeiras, por exemplo. Já o pagamento de indenizações e ajuda de custo, como não geram aumento do patrimônio, são isentos.

Quem deve declarar?

A declaração de imposto de renda deve ser entregue por todos os cidadãos residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis acima do limite de R$ 28.559,70 no ano de 2022 ou possuíam em 31 de dezembro do ano-calendário (2022) bens e direitos no valor acima de R$ 300 mil. Quem realizou operações em bolsas de valores e obteve qualquer ganho de capital ao vender algum bem, por exemplo, também é obrigado a declarar.

E qual o prazo para declarar?

A Receita Federal ainda não divulgou o calendário do IR 2023, mas a expectativa é de que todas as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda devem entregar a declaração no início de março.

Nos dois últimos anos, o prazo para entrega da declaração foi estendido, de forma atípica, por conta da pandemia da covid-19. Isso não deve acontecer em 2023 e o tempo para declarar não será tão grande — por isso, esteja atento ao calendário para não deixar o prazo passar.

Mas não se preocupe, siga a gente lá no Instagram para que você saiba em primeira mão quando o prazo oficial for anunciado: @mariel_imoveis

Enquanto esse dia não chega, já entre em contato com um contador ou empresa de contabilidade de confiança para realizar sua declaração e sanar maiores dúvidas sobre o seu perfil. Assim você irá estar preparado para realizar o seu sonho da casa própria.